sexta-feira, 23 de abril de 2010

Removida a Proteção

A greve dos 3.700 policiais de Montreal começou às oito horas da manhã de 7 de outubro passado. A maioria dos policiais se reuniram na Arena Paul Sauvé para uma reunião de um dia inteiro. Alguns oficiais mais antigos procuraram manter de serviço uma equipe reduzida, mas os jovens oficiais militantes obrigaram estes a deixá-lo.
A Polícia Provincial de Quebeque [QPP], uma força muito menor mantida pelo governo provincial, tentou prover limitada proteção à cidade durante o dia todo. No entanto, alguns da polícia municipal grevista também interferiram com estes agentes da lei. O Star de Montreal noticiou:
“Os policiais militantes de Montreal na arena Paul Sauvé, ao ouvirem que a QPP estava assumindo seus deveres, decidiram frustrar o plano.
“Começaram a controlar as faixas de rádio da QPP. Sempre que um carro era chamado a um endereço específico, uma dúzia de guardas municipais montavam num caminhão do esquadrão contra motins e iam ao encontro da viatura da QPP.
“As viaturas eram seqüestradas e conduzidas, com as sirenas tocando e as luzes reluzindo, de volta para a arena Paul Sauvé. Com aplausos, os policiais de Montreal saudavam cada chegada.
“Depois de oito viaturas apreendidas, e suas freqüências de rádio sofrerem intermitentes interferências, a inteira força da QPP foi chamada de volta à chefatura.”
Assim, a cidade de Montreal ficou quase que inteiramente sem proteção policial. O que ocorreu naquele dia fez muitas pessoas se perguntarem se algo similar ocorreria em sua cidade em tais circunstâncias.

Nenhum comentário: