sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Proceder Prudente

Em vista de todos estes fatos, o que podem fazer as mulheres? Primeiro de tudo, cabe às mulheres serem mui cuidadosas quanto a saírem sozinhas à noite, em especial nas grandes cidades. No princípio de 1973, uma jovem cristã decidiu ir para casa sozinha bem tarde certa noite, por volta das 22 horas, embora avisada que não fizesse isso. Ela quase conseguiu, mas, por fazer a volta para entrar pelos fundos do seu prédio de apartamentos, foi agarrada por um homem que a ameaçou com um canivete. Deixou de gritar e foi deflorada.

O Times de Nova Iorque, de 26 de novembro de 1973, noticiou sobre duas jovens de 15 anos que foram obrigadas por um empregado, pouco depois da meia-noite, a entrar numa loja onde ele as manteve por quatro horas e repetidas vezes violentou uma delas até que veio a polícia e salvou as jovens e prendeu o raptor e estuprador. Mas, que andavam fazendo na rua por volta da meia-noite duas adolescentes?

E jamais uma mulher sozinha, ou mesmo duas, no caso, deveriam arriscar-se a pedir carona a um homem estranho. Muitas fizeram isso, não só sendo violentadas, mas até mesmo mortas.

Ademais, em vista do modo como pensam muitos homens, toda mulher virtuosa deve ter cuidado de vestir-se com modéstia. Conforme o tenente de polícia de Seattle, Washington, EUA, encarregado do departamento que lida com tais crimes, as mulheres que “revelam tudo” pelo modo de se vestirem tornam-se mais vulneráveis ao estupro. “Não se pode anunciar um item e esperar que não surjam compradores . . . Um pouco de modéstia”, sustenta ele, impediria alguns estupros.

Sem dúvida, a prudência pode ser de grande ajuda em diminuir a probabilidade de uma mulher ser atacada.

Certas feministas advogam que as mulheres aprendam caratê, mas, será este um bom conselho? A respeito disto, o Sargento de Polícia de Dallas, Texas, Maxwell, declara: “As técnicas de judô e do caratê são muito complicadas e usualmente não há bastante tempo para usá-las.” Também, ele declarou que tais técnicas precisam ser continuamente praticadas de modo a serem úteis no tempo de perigo. Ademais, a Medical Tribune, de 21 de novembro de 1973, sob o título “Dois Médicos de Atlanta Sublinham Perigos de ‘Golpes’ de Caratê”, mencionou mulheres que padeciam de ferimentos no fígado e no pâncreas ao aprenderem caratê. Um paciente rompeu a retina e um rapaz de 18 anos morreu devido a um chute no peito ao tomar parte numa classe de treinamento de caratê patrocinada pela cidade.

Ao invés de depender do vigor físico, toda mulher virtuosa deve exercer grande cautela em evitar qualquer situação que poderá expô-la à ameaça de estupro. E deve fortalecer sua mente com a firme resolução do que fazer se confrontada com tal prova. A Bíblia, e publicações que a explicam, conforme distribuídas pelas testemunhas de Jeová, são de grande ajuda neste sentido. Como disse uma das três mulheres mencionadas anteriormente. “Somos mui gratas a Jeová Deus por sua ajuda e força. Também apreciamos o que fez a Sua organização visível’ ao instruir-nos sobre como nos comportar em tal situação.”

Nenhum comentário: