sexta-feira, 23 de abril de 2010

Medo de estupro

As mulheres têm mais a temer do que apenas a perda da dignidade. O assédio sexual às vezes envolve ameaça de estupro. É compreensível que as mulheres tenham mais medo do estupro do que até mesmo do assassinato. Uma mulher pode de repente se ver sozinha num lugar onde teme ser estuprada. Talvez ela veja um homem que não conhece ou em quem não confia. Seu coração dispara, enquanto ela pensa desesperadamente no que fazer. ‘O que ele fará? Para onde posso correr? Devo gritar?’ Passar por muitas situações assim vai aos poucos prejudicando a saúde da mulher. Por causa do medo de coisas como essas, muitas pessoas decidem não morar em áreas urbanas ou preferem não ir às cidades.

“O medo, a ansiedade e a aflição fazem parte do dia-a-dia de muitas mulheres que moram em cidades”, diz o livro The Female Fear (O Medo Feminino). “O medo do estupro faz as mulheres sentir que precisam estar sempre atentas, vigilantes e alertas; é um sentimento que deixa uma mulher tensa se alguém caminhar bem perto, atrás dela, especialmente à noite. É . . . um sentimento do qual as mulheres nunca estão totalmente livres.”

O crime violento afeta muitas mulheres. No entanto, o medo da violência afeta quase todas as mulheres. A Situação da População Mundial 2000, uma publicação das Nações Unidas, diz: “No mundo todo, pelo menos 1 em cada 3 mulheres tem sido espancada, forçada a fazer sexo ou sofrido maus-tratos de alguma outra maneira — geralmente por alguém que ela conhece.” Será que o clima de medo vai mais além? É comum as pessoas sentirem medo em sua própria casa?

Nenhum comentário: