domingo, 25 de abril de 2010

Quando há crime em sua vizinhança

SENTE-SE seguro de andar pelas ruas de sua vizinhança à noite? Não há muitas vizinhanças hoje em dia em que a pessoa diga que se sente. Quer more numa cidade grande, quer nos subúrbios residenciais quer numa cidade pequena, os índices crescentes de crime lhe dão razão para sentir-se apreensivo.
Falando das ruas dos EUA, o Senador John L. McClellan disse: “O crime e a ameaça do crime espreitam os Estados Unidos. Nossas ruas são inseguras. Nossos cidadãos acham-se atemorizados, aterrorizados e ultrajados.”
Os cidadãos ultrajados em certa vizinhança de Nova Iorque contribuíram para contratar um guarda desarmado e sem uniforme para patrulhar as ruas durante certas horas da noite. Um porta-voz do grupo afirmou: “Demos fim a uma porção de crimes locais. . . . Não digo que estamos livres do crime, mas as coisas que acontecem nas ruas — os assaltos a mão armada — estão quase reduzidas a zero.”
Na Inglaterra, a maior segurança das ruas tem sido atribuída, em parte, a que a polícia as patrulha a pé. Em resultado, os policiais conhecem pessoalmente as pessoas na vizinhança e granjeiam sua cooperação.
Há alguns anos, um distrito policial de Nova Iorque mais do que triplicou os homens em patrulhas a pé, por um período de cerca de três meses, para ver o efeito que isso teria sobre o crime em geral naquele distrito. Em resultado, o crime ficou reduzido à metade. Uma diminuição considerável do crime foi também conseguida nos metropolitanos de Nova Iorque quando se colocou em cada trem e em cada estação um policial durante certas horas da noite.
Contudo, em muitas localidades, a polícia não dispõe de elementos para manter adequadas patrulhas a pé. Assim, utilizam carros de radiopatrulha. Mas, o que pode fazer para evitar ser assaltado quando há crime em sua vizinhança?

Nenhum comentário: