quinta-feira, 22 de abril de 2010

“O Crescimento Populacional É Responsável Pelo Aumento do Crime.”




Poucas pessoas questionariam que temos presenciado uma explosão populacional nas últimas décadas. Ao passo que levou 4.200 anos, desde o dilúvio nos dias de Noé (até 1830), para a população mundial alcançar um bilhão de pessoas, levou apenas 100 anos mais para alcançar o segundo bilhão, em 1930. Alcançou-se o terceiro bilhão em mais trinta anos (1960), e o quarto em mais 15 anos (1975). Agora, com mais de quatro bilhões de pessoas na terra, estima-se que por volta de 1985 haverá quase cinco bilhões, e bem mais de seis bilhões por volta do fim do século.

O crescimento populacional certamente é fator contribuinte para o aumento do crime, mas não é sua causa básica ou única Se fosse, então qualquer aumento ou decréscimo na população significaria logicamente igual aumento ou decréscimo no número de crimes. Esse, porém, nem sempre é o caso.

Considere a República Federal da Alemanha. Como um dos poucos países do mundo que apresentaram recentemente um decréscimo na população — entre 1975 e 1977 sua população caiu em mais de 600.000 pessoas — deveria haver, usando-se tal argumento, um decréscimo proporcional do crime. No entanto, fontes governamentais dizem que se registraram 2.919.390 crimes em 1975, e 3.287.642 em 1977, um aumento de mais de 12 por cento. Isto mostra que o crime aumenta mesmo em lugares onde a população diminui.

E longe de terem qualquer base para complacência, os que dizem que o aumento do crime é apenas conseqüência normal da explosão populacional enfrentam uma perspectiva futura funesta. De acordo com a própria alegação deles, a onda atual de crimes continuará a aumentar para se igualar ao crescimento da população mundial. Até que ponto tem de piorar a situação para que estejam dispostos a admitir: “É realmente ruim”?

Um comentário:

Professor Rodrigo disse...

Boa tarde! Li seu artigo e estou precisando urgentemente de mais dados, autores, informações, enfim, tudo, para que eu possa entrar com um recurso em um concurso, comprovando que O crescimento populacional é responsável pelo aumento do crime. Por favor Sr. preciso com a maxima urgencia. Obrigado!