sexta-feira, 23 de abril de 2010

O clamor em prol da lei e da ordem

CRÊ que haja mais perigo para a sua segurança agora do que havia há vinte anos atrás? do que havia até mesmo há cinco anos atrás? Sente-se menos à vontade ao andar pelas ruas depois do escurecer? Sente-se mais preocupado com a segurança de seus filhos? Está mais cônscio da necessidade de trancas nas portas e janelas de sua casa?
Se for como a maioria das pessoas no mundo, sua resposta a tais perguntas será Sim. Em toda a parte há crescente ansiedade quanto à segurança pessoal, devido ao aumento do crime e da violência.
Na verdade, talvez jamais tenha sido pessoalmente assaltado, atacado pelas costas, agredido sexualmente nem sofrido roubo em sua casa. Cada vez mais pessoas, porém, sofrem tais coisas.
Isto se dá em especial nas cidades. A revista Time declarou: “Dificilmente existe uma única cidade grande em que a pessoa se sinta completamente segura nas ruas à noite.” Certa pessoa que escreveu ao Times de Nova Iorque, em 20 de maio de 1969, expressou-se assim:
“Compreendendo que os ataques pelas costas ocorrem às centenas e aos milhares todo dia em nossa cidade, isso me enche de profunda tristeza pela condição em que eu mesmo e meus co-novaiorquinos nos achamos. . . .
“Toda pessoa que já viu uma lasca fria duma lâmina de aço a centímetros de sua face, como já vi duas vezes, jamais poderá encarar de novo um homem a quem não conhece, até mesmo com a mais básica confiança humana. Em toda a parte em que for à noite, e não raro durante o dia nesta cidade, tem de estar vigilante, com o mesmo medo que um soldado perdido por trás das linhas inimigas.
Se acrescentarmos a isto os motins e as inquietações estudantis, podemos ver por que, numa enquête recente, 81 por cento dos entrevistados concordaram com a declaração: “A lei e a ordem entraram em colapso.” Até nas cidades menores e nas zonas rurais se sente agora este colapso. E se torna quase o mesmo em todo país da terra. Como disse o presidente do “Columbia Broadcasting System”:
“A disciplina está entrando em colapso. . . . Este tumulto é trágico. Mas, também é, como escreveu James Reston, ‘a maior estória no mundo atual’.”
Comentou que o inteiro assunto se resumia na “questão ilusoriamente simples da lei e ordem”.
LEI E ORDEM. Este é o clamor que tanto ouvimos nos dias atuais. Mas, o que significa exatamente? Para muitos, talvez para o próprio leitor, significa poder andar pelas ruas sem atacantes pelas costas, ladrões ou estupradores. Significa não assaltarem nem a sua casa nem sua loja.

Nenhum comentário: