segunda-feira, 26 de abril de 2010

Em Ascensão — Por Quê?

Há muito tempo a cobiça existe no nosso meio, conforme mostram as palavras do poeta romano. Mas, hoje atingiu novas proporções. Nunca antes uma geração de pessoas teve tanta abundância de bens e confortos materiais. Nunca antes os propagandistas tiveram tanto sucesso em convencer as pessoas de que estas coisas são “absolutamente necessárias” para a felicidade. O dinheiro, a coisa exigida para comprar, tem-se tornado cada vez mais um padrão para medir a felicidade.
Naturalmente, nem todo o que trabalha só para ganhar dinheiro é “amante do dinheiro”. (Compare com 1 Timóteo 3:2, 3.) Mas muitas pessoas o são. Alguns amam o dinheiro por causa das coisas que com ele se pode comprar, inclusive, esperam eles, a felicidade. Mas a paixão que ainda outras pessoas têm pelo dinheiro é muito mais ardente. De fato, o autor do livro The Paper Economy afirma que para “a maioria de nós . . . não é um meio para um fim, . . . é uma paixão”. Talvez isto ajude a explicar por que os crimes motivados pela cobiça continuam a aumentar, por que a popularidade de espetáculos de competição pela TV não diminui, e por que, mesmo em face da inflação e do desemprego, incontáveis somas de dinheiro são esbanjadas diariamente em loterias e em salões de jogos privados e nos operados pelo governo.
A Bíblia advertira que “nos últimos dias” as pessoas seriam “amantes do dinheiro” ou, literalmente traduzido do grego, “amantes de prata”. (2 Tim. 3:1, 2) Mas precisamos amar outra coisa que não seja prata para sobrevivermos aos “últimos dias” da atual sociedade iníqua. Provérbios 3:13-18 explica: “Feliz o homem que achou sabedoria e o homem que obtém discernimento, porque tê-la por ganho é melhor do que ter por ganho a prata, e tê-la como produto é melhor do que o próprio ouro. . . . Ela é árvore de vida para os que a agarram.”
Conserve os olhos abertos e verá diariamente evidência de que o “amor ao dinheiro” está no auge de todos os tempos. (Compare com 1 Timóteo 6:9, 10.) Obtenha ao mesmo tempo a sabedoria divina e discernimento por meio do estudo da Bíblia e entenderá o que esta evidência realmente significa: que uma sociedade excessivamente materialista, orientada pelo dinheiro, que se acha nos seus “últimos dias”, será em breve substituída pelo novo sistema de Deus. Ali, o amor a Deus e o amor ao próximo suplantarão para sempre o “amor ao dinheiro”.

Nenhum comentário: