segunda-feira, 26 de abril de 2010

Efeito Sobre a Sociedade

Quando o Estado, com efeito, declara que o homicídio não é mais grave do que o roubo, ou outros crimes, por rotineiramente libertar homicidas, depois de sentenças de relativa brevidade, o que acontece à própria tessitura da sociedade humana devido a tal aviltamento da vida humana? Indício disto é o que aconteceu, nos Estados Unidos, ao crime de todas as espécies, desde que a pena capital foi abolida em meados da década de 1960.
Observe, no gráfico acompanhante, o número relativamente constante de homicídios nos EUA, pelo menos nas últimas três décadas. Mas o que aconteceu quando se paralisaram as execuções? O índice de homicídios (junto com o da maioria dos outros crimes) aumentou súbita e vertiginosamente para quase o triplo da anterior média, em apenas uma década! Sem dúvida, outros fatores também estão envolvidos, mas, pode alguém afirmar com certeza que não existe nenhuma relação entre o crime em ascensão e a ausência da pena de morte?
Se a pena capital “brutaliza a sociedade”, como muitos insistem, seguir-se-ia que a sua eliminação por certo tenderia a tornar mais humana a sociedade. Daí, por que será que a brutalidade norte-americana (segundo medida pelo índice de crimes violentos) cresceu súbita e mui rapidamente na mesma época em que cessaram as execuções? Na verdade, o que realmente “brutaliza a sociedade”—a pena capital, ou o aviltamento de vidas inocentes, que os criminosos ceifam?
Neste assunto, bem como em todos os demais, o gênero humano paga o preço de ignorar os princípios e a sabedoria da Palavra de Deus. Por certo, o padrão simples e prático de justiça, delineado na Bíblia, torna “tola a sabedoria do mundo” e ‘envergonha os sábios’. — 1 Cor. 1:20, 27.
Podemos, em algum tempo, esperar a justiça garantida sob os atuais sistemas governamentais? A Bíblia mostra que ela só virá sob o reino de Deus, por meio de seu justo administrador, Jesus Cristo. Ao livrar a humanidade do atual sistema injusto, ele atuará com verdadeira justiça: “Terá de julgar com justiça os de condição humilde e terá de dar repreensão com retidão em benefício dos mansos da terra. . . . ao iníquo entregará à morte.” —Isa. 11:4.

Nenhum comentário: