sexta-feira, 23 de abril de 2010

CRIME EM RÁPIDO AUMENTO

O estupro tem-se tornado hoje cada vez mais comum. A principal razão parece óbvia. O sexo e a violência irrompem das telas da TV e do cinema, do rádio, dos jornais, das revistas e dos cartazes. Nas cidades, nas zonas rurais — quase em qualquer parte aonde vá — existem sexo ilícito e violência. E as pessoas praticam aquilo que vêem e ouvem. A descrição da Bíblia a respeito do mundo antes do dilúvio global de fato se ajusta aos nossos dias: “A maldade do homem ara abundante na terra . . . e a terra ficou cheia de violência.” — Gên. 6:1-5, 11; Judas 6, 7.

A violência daqueles dias aparentemente incluía agressões sexuais, assim como hoje. “O estupro está aumentando em proporção mais rápida do que qualquer outro crime nos Estados Unidos“, observou The World Book Encyclopedia. “As autoridades calculam que o número real de estupros é pelo menos quatro vezes o número relatado.” Visto que os estupros relatados são cerca de 70.000 por ano, o algarismo real pode ser superior a um quarto de milhão. Isto significa que ocorre um estupro a cada dois minutos nos Estados Unidos!

Alguns atentados sexuais não são nem mesmo classificados geralmente como estupros. Neste respeito, o sociologista Richard Gelles, da Universidade de Rhode Island, comentou: “Não posso imaginar um casamento, em que o marido espanca a esposa, que não inclua também, às vezes, sexo forçado. Talvez haja 400.000 estupros maritais violentos por ano, mas caso inclua o estupro por intimidação — a ameaça de violência — totalizaria talvez cerca de dois milhões.”

Mas, ainda mais triste é o tremendo número de agressões sexuais praticadas contra jovens — amiúde simples crianças. Dezenas de milhares são vítimas a cada ano. No recente livro The Sex Offender (O Delinqüente Sexual), Bart Delin escreveu: “Calcula-se que uma de cada seis meninas será molestada antes dos dezesseis anos.”

A filha de Jacó, Diná, era aparentemente apenas uma adolescente quando foi forçada a ter relações sexuais. Por que relata a Bíblia crimes trágicos tais como esse? O apóstolo Paulo fornece a resposta, dizendo: “Porque todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução.” — Rom. 15:4; 1 Cor. 10:11.

Nenhum comentário: