sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dificuldades de fazer cumprir a lei

“Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” — Eclesiastes 8:11.

Muitas polícias não têm recursos para lidar com a onda de crimes. Assim, em vários países o seqüestro é um crime que compensa. Em 1996, apenas 2% dos seqüestradores na Colômbia foram processados. No México, pelo menos 200 milhões de dólares em resgates foram pagos em 1997. Alguns seqüestradores nas Filipinas até aceitaram cheques como pagamento de resgate.

Além disso, a corrupção dentro das agências de combate ao crime torna-as menos eficientes. No México, na Colômbia e em ex-repúblicas soviéticas, os próprios chefes dos esquadrões de elite anti-seqüestro foram acusados de ter participado em seqüestros. O presidente do senado filipino, Blas Ople, disse na revista Asiaweek que as cifras oficiais indicam que 52% dos seqüestros nas Filipinas envolvem policiais ou militares na ativa ou aposentados. Dizem que um famoso seqüestrador mexicano foi amparado por “um muro de proteção oficial conseguido por meio de subornos a policiais e a promotores públicos municipais, estaduais e federais”.

Nenhum comentário: