sexta-feira, 23 de abril de 2010

O medo afeta seu modo de agir?

Visto que o medo é tão comum, talvez não nos demos conta de como ele afeta muitas das decisões que tomamos diariamente. Com que freqüência o medo afeta seu modo de agir?

Será que o medo da violência faz com que você ou sua família evitem chegar em casa sozinhos à noite? Será que o medo o influencia ao usar o transporte público? Os perigos de ir e voltar do trabalho afetaram sua escolha de emprego? Ou sua escolha foi influenciada pelo medo dos colegas de trabalho ou das pessoas com as quais teria contato? O medo tem afetado sua vida social ou a diversão em que você participa? Você desistiu de ir a certos eventos esportivos e shows talvez por medo de encontrar bêbados e multidões descontrolados? Será que o medo tem influenciado o seu comportamento na escola? O medo de os filhos se tornarem delinqüentes influencia os pais na hora de escolher onde seus filhos vão estudar, e é certamente o motivo por que muitos preferem buscar os filhos na escola quando estes poderiam voltar a pé ou usar transporte público.

Sem dúvida, a humanidade vive num clima de medo. Mas o medo da violência sempre esteve presente em quase toda a história humana. Podemos realmente esperar algo diferente? Será que ficar livre do medo é apenas um sonho? Ou há uma base sólida para aguardar um futuro em que não haverá razões para ter medo?

Nenhum comentário: