segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quando assaltantes armados entram em casa

Mas o que deverá fazer caso venha a se confrontar com assaltantes dentro de sua casa? Lembre-se de que sua vida é mais importante do que seus bens materiais. Jesus Cristo disse: “Não resistais àquele que é iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra. E, se alguém quiser . . . obter posse de tua roupa interior, deixa-o ter também a tua roupa exterior.” — Mateus 5:39, 40.

Esse é um conselho sábio. Embora os cristãos não sejam obrigados a dar informações sobre seus bens aos criminosos, é mais provável que os assaltantes se tornem violentos se perceberem que há resistência, que há falta de cooperação ou que estão sendo enganados. Muitos deles, “tendo ficado além de todo o senso moral”, são assim facilmente provocados a tomar atitudes violentas e cruéis. — Efésios 4:19.

Samuel mora num prédio de apartamentos. Os assaltantes cercaram o prédio e foram saqueando um apartamento após outro. Samuel ouviu tiros, portas sendo arrombadas e pessoas gritando, chorando e gemendo. Era impossível escapar. Samuel mandou sua esposa e seus três filhos ajoelhar no chão, ficar de mãos para o alto, fechar os olhos e esperar. Quando os assaltantes invadiram seu apartamento, Samuel conversou com eles olhando para o chão, sabendo que se olhasse para seus rostos, poderiam pensar que ele os identificaria mais tarde. “Entrem”, disse ele. “Peguem o que quiserem. Podem pegar qualquer coisa. Nós somos Testemunhas de Jeová e não resistiremos.” Isso surpreendeu os assaltantes. Durante aproximadamente uma hora, um total de 12 homens armados entraram no apartamento, em grupos. Embora tenham levado jóias, dinheiro e equipamentos eletrônicos, eles não bateram nem fizeram cortes com machetes em ninguém da família, o que haviam feito com outros moradores do prédio. Samuel e sua família agradeceram a Jeová por continuarem vivos.

Esse exemplo mostra que quando se trata de dinheiro e de coisas materiais, as vítimas que não resistem ao assalto podem reduzir a probabilidade de sofrerem ferimentos.

Às vezes, um testemunho cristão pode ser uma defesa contra sofrer ferimentos. Quando assaltantes entraram na casa de Ade, ele lhes disse: “Eu sei que as coisas são difíceis para vocês e que é por isso que estão neste ramo de trabalho. Como Testemunhas de Jeová, acreditamos que um dia todos terão o suficiente para comer e alimentar suas famílias. Todas as pessoas viverão em paz e felicidade sob o Reino de Deus.” Isso fez os assaltantes ficarem menos agressivos. Um deles disse: “Desculpe-nos por termos vindo à sua casa, mas você deve entender que estamos com fome.” Embora tenham levado as coisas de Ade, não tocaram nele nem em sua família.

Nenhum comentário: