sábado, 29 de maio de 2010

Competição sem Trégua

Todos os empresários desejam convencer as pessoas, por meio de publicidade, que seus produtos (sejam eles carros, barbeadores elétricos, sejam vassouras) são os melhores. Semelhantemente, em vistosos periódicos de negócios, impressos em quatro cores, os mercadores de armas anunciam seus mortíferos produtos como tendo provado sua condição letal.

Qual seria sua reação se lesse, no seu matutino, um anúncio que dissesse: “Procura um míssil de ataque? RBS 70 contém uma ogiva altamente eficaz”? Ou outro, que lhe oferecia uma arma antitanque leve, dizendo: “Um tiro certeiro e ele está liquidado! . . . Nada pode impedi-la”?

Tais anúncios deixariam as pessoas aborrecidas, se publicados em jornais comuns. Mas os periódicos do comércio de armas estão repletos deles. Em parte alguma se menciona, contudo, que ao adversário são também oferecidas as mesmas armas, igualmente mortíferas, igualmente precisas, igualmente dotadas de alta tecnologia. Em parte alguma se sugere como tais armas serão usadas, como os civis — os “consumidores” finais serão atingidos por tais armas terríveis.

Nenhum comentário: