sexta-feira, 21 de maio de 2010

A incapacidade de lidar com as realidades da vida

Ao ouvirem falar de certas atrocidades, alguns talvez digam: ‘Essa pessoa deve estar louca!’ Mas nem todos os indivíduos que cometem tais crimes são mentalmente perturbados. Muitos, na verdade, têm dificuldades de lidar com as realidades da vida. Especialistas apontam desvios de personalidade que podem levar a atos extremos. Entre esses desvios, estão os seguintes: deficiências de aprendizado e de convívio social; efeitos negativos de abusos físico ou sexual; caráter anti-social; ódio a certos grupos, como mulheres; falta de remorso na prática do mal e desejo de manipular outros.

Seja qual for o problema, alguns ficam tão desgastados pela sua dificuldade que seu raciocínio se altera, o que pode levá-los a cometer atos estranhos. Um exemplo é o de uma enfermeira que tinha um desejo anormal de receber atenção. Ela injetava em criancinhas um relaxante muscular que provoca parada respiratória. Daí ela se deliciava com a atenção que recebia ao “salvar” cada criança. Infelizmente, não conseguia reativar a respiração em todas elas. Foi condenada por assassinato.

O acima deixa claro que existe uma combinação de fatores que leva pessoas a cometer crimes violentos. Mas a nossa lista estaria incompleta se omitíssemos mais um fator muito importante.

Nenhum comentário: