sábado, 29 de maio de 2010

Pode algum poder humano pôr um fim nisto?

VISTO que os mercadores de armas privam os pobres de enorme quantidade de bens e serviços necessários, por que o povo não os impede de fazer isso? A resposta simples é: O comércio de armas controla o dinheiro e o poder. Os seguintes fatos sobre o escopo, os interesses e os métodos deste grande negócio o ajudarão a descobrir por que nenhum poder humano consegue detê-lo.

Há muita gente que vive do comércio de armas. Desde o começo do século, o comércio de armas tem sido a indústria mais internacional do mundo. Emprega cerca de 50 milhões de pessoas, em todo o mundo, direta ou indiretamente. Em adição, um quarto dos cientistas do mundo, ou cerca de 500.000 pessoas, estão empenhados em pesquisas militares.

Estão envolvidos imensos interesses econômicos. Desde 1960, as nações do mundo já gastaram 15,2 trilhões de dólares (US$ 15.200.000.000.000 em dólares de 1984) na corrida armamentista. E a demanda de armas prossegue. Por exemplo, em 1987, os gastos militares atingiram um novo auge de 1,8 milhão de dólares por minuto! Em 1987 foram travadas vinte e duas guerras quentes, com pelo menos 2,2 milhões de baixas — mais guerras do que em qualquer ano anterior da história registrada! A guerra entre o Irã e o Iraque, classificada como a guerra localizada mais sangrenta e consumidora de recursos da história registrada, durante anos absorveu as armas de todas as partes do mundo.

Ao passo que se fala muito de paz, os gastos militares globais atingiram cerca de um trilhão de dólares. Na realidade, o mundo gasta cerca de três mil vezes mais com as forças militares do que nos esforços de manutenção da paz!

Muitas nações estão colocadas atrás do balcão global de venda de armas. As duas superpotências são os principais vendedores de armas do mundo. A França, a Grã-Bretanha, a Alemanha Ocidental e a Itália, são os principais negociantes de armas da Europa Ocidental. A Grécia, a Espanha e a Áustria recentemente se juntaram a eles.

Até mesmo as nações neutras vendem armas e tecnologia militar. A Suécia, prezada como a origem do Prêmio Nobel da Paz, dispõe de duas das mais avançadas empresas fabricantes de armas do mundo, produzindo, para exportação, aviões de combate, artilharia pesada e explosivos. A Suíça, comprometida com a Cruz Vermelha e com esforços humanitários, também está envolvida no comércio internacional de armas. Para agravar ainda mais esta intensa competição, um número cada vez maior de países do Terceiro Mundo também se tornam fabricantes de armas.

Nenhum comentário: