segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como Lidar com Assaltantes

A chave para lidar com assaltantes é evitar ser vulnerável. Como comentou um inspetor de polícia de Leeds, Inglaterra: “O assalto é o negócio do oportunista, é disso que você deve lembrar-se.” Assim, se as circunstâncias o obrigarem a passar por um local inseguro, fique alerta. Não dê oportunidade para os assaltantes o atacarem. Aja em harmonia com o princípio bíblico: “A pessoa sensata vê o perigo e se esconde; mas a insensata vai em frente e acaba mal.” — Provérbios 22:3, A Bíblia na Linguagem de Hoje.

Tente ver o que se passa mais adiante na rua, e, vez por outra, olhe para trás. Olhe bem adiante antes de entrar num quarteirão — anteveja o perigo. Tente evitar andar sozinho depois do anoitecer. Se estiver num local de reunião, espere algum amigo para voltarem juntos para casa. Ao dirigir seu carro, certifique-se de trancar todas as portas. Se não estiverem trancadas, um criminoso poderá facilmente entrar no carro quando você parar num semáforo.

Mas, como agir se, apesar de todas as precauções, subitamente se vir face a face com alguém que porta uma faca ou um revólver? Lembre-se: Sua prioridade é sua vida. Não há bem que exceda o valor dela. Assim, se o assaltante quer dinheiro, dê isso a ele. Alguns que moram em áreas perigosas levam ‘trocados para o assaltante’ — pequena quantia de dinheiro na carteira ou bolsa, para satisfazer ao assaltante.

Lembre-se também: Aja com calma. Fale de modo firme e com voz normal. Olhe a pessoa nos olhos, e tente fazer que ela continue olhando para você. Não pague na mesma moeda os insultos ou as ameaças. Aplique o conselho bíblico: “Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor.” ‘Seja meigo para com todos.’ (Provérbios 15:1; 2 Timóteo 2:24) Mostre-se pronto a pedir desculpas, mesmo que não haja realmente do que se desculpar.

Nenhum comentário: