sexta-feira, 21 de maio de 2010

Arsenais de Armas Nucleares

Somente no campo das armas nucleares, o poder destrutivo é enorme. Os arsenais contêm dezenas de milhares de ogivas nucleares sofisticadas, que têm um potencial explosivo total equivalente ao de um milhão de bombas como a de Hiroxima. Se apenas uma fração destas fosse usada na guerra, a civilização deixaria de existir.

Para atingir rapidamente a alvos distantes com armas nucleares, os chamados sistemas estratégicos de lançamento têm sido aperfeiçoados, e aumentaram enormemente em número e potencialidade. Segundo uma publicação intitulada “Armas ou Desarmamento? — A Escolha Crucial”, lançado em 1979 pelo SIPRI (sigla em inglês do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz, de Estocolmo), os Estados Unidos e a União Soviética têm à sua disposição um total de 4.796 sistemas nucleares estratégicos de lançamento, inclusive mísseis impulsionados por foguetes, com base terrestre, mísseis transportados por submarinos e bombardeiros estratégicos.

Tais arsenais são tão imensos que qualquer aumento quantitativo adicional é desprovido de significado. No entanto, fazem-se constantes aprimoramentos na qualidade, em especial com respeito à exatidão e confiabilidade. Declara a publicação do SIPRI:

“Novas ogivas, para o míssil balístico intercontinental dos EUA, o Minuteman, por exemplo, são tão exatas que 50% devem cair num raio de 200 metros do alvo tencionado em âmbito intercontinental. A próxima geração de tais mísseis terá a exatidão de cair num raio de poucas dezenas de metros. Todos os alvos militares seriam vulneráveis a tais armas.”

Existe uma probabilidade realística de que tais armas exatas sejam usadas? “Tal precisão, junto com outros avanços”, avisa a mesma publicação, “podem dar aos planejadores militares a confiança imerecida de que podem realmente travar e ‘ganhar’ guerras nucleares, ao invés de simplesmente dissuadi-las. . . . A tentação de atacar primeiro aumentará perigosamente, e o risco de guerra nuclear por um erro de cálculo, acidente ou loucura aumentará correspondentemente”.

Mas, isso não é tudo. Há ainda outras armas nos arsenais.

Nenhum comentário: