sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como evitar o estupro

Eric era alto, bonito e duma família abastada. Lori tinha 19 anos e fora convidada para um programa na companhia de Eric, do companheiro de quarto dele e de outra moça. Lori chegou para o churrasco na casa de Eric, mas, sem que soubesse, o outro casal decidira não vir. Logo os outros convidados começaram a ir embora.

“Comecei a pensar: ‘Algo está errado, está acontecendo alguma coisa’, mas não liguei para isso”, disse ela.

Sozinho com Lori, Eric a estuprou. Lori nunca denunciou o estupro à Polícia, e mais tarde mudou-se para um lugar a 240 quilômetros dali para evitar rever o Eric. Um ano depois, ainda tinha medo de marcar encontros.

O ESTUPRO é uma crescente ameaça, e a melhor defesa da mulher é estar alerta e preparada. Não é possível prever toda situação que pode levar ao estupro, mas saber como os estupradores pensam e planejam seu ataque pode ajudá-la a reconhecer sinais de alerta. Um antigo provérbio diz: “O esperto vê o perigo e se esconde; o ingênuo avança e se sai mal.” — Provérbios 27:12, Bíblia Pastoral.

A melhor maneira de evitar uma situação que possa levar ao estupro é evitar estupradores. Você deve estar ciente do padrão de comportamento do homem — mesmo daquele a quem conheça bem — que talvez o identifique como estuprador em potencial. (Veja o quadro na página 7.) Alguns homens usam o estilo de roupa da mulher ou sua disposição de estar sozinha com ele como desculpa para estuprá-la. Embora não caiba à mulher a culpa se o homem tem esses conceitos distorcidos, convém que ela reconheça essas atitudes.

Não se permita ficar a sós com um homem que você não conhece bem. (Mesmo na companhia de um homem a quem conhece bem, use de bom critério.) O estuprador estranho pode ir a sua casa fingindo-se de consertador. Verifique suas credenciais. O estuprador conhecido muitas vezes consegue ficar a sós com a vítima inventando que tem de fazer certas coisas que requerem que passe na casa dele ou mentindo que há um grupo de pessoas em certo local onde ele a encontrará. Não caia nessa.

Para evitar problemas em encontros, marque os encontros em grupos ou com acompanhante. Conheça bem o companheiro e estabeleça limites firmes quanto ao grau de intimidade física que permitirá, se é que permitirá. Cuidado com bebidas alcoólicas! Não dá para estar alerta ao perigo com as faculdades mentais entorpecidas. (Compare com Provérbios 23:29-35.) Confie em seus instintos. Se não se sente à vontade com alguém, não lhe dê o benefício da dúvida. Vá embora.

Especialmente os pais de adolescentes precisam conversar com as filhas sobre prevenção de estupro, sendo específicos a respeito de situações perigosas, porque a maioria dos estupradores e das vítimas de estupro são jovens.

Nenhum comentário: