terça-feira, 29 de junho de 2010

O problema do crime tem solução?



“Estudos mostram que a maioria dos reincidentes continuará a cometer crimes contra a sociedade mesmo depois de terem ficado na prisão, e os custos, que não são medidos apenas em dinheiro, continuarão a ser astronômicos.” — INSIDE THE CRIMINAL MIND (POR DENTRO DA MENTE CRIMINOSA), DO DR. STANTON E. SAMENOW.
NÃO importa em que parte do mundo você viva, cada dia parece trazer uma nova safra de crimes chocantes. Portanto, é razoável perguntar: Será que as atuais medidas para conter o crime — penas severas, sentenças de prisão e assim por diante — estão funcionando? A prisão reabilita criminosos? E mais importante: A sociedade está conseguindo “cortar o mal pela raiz”?
Com respeito às atuais medidas para conter o crime, o Dr. Stanton E. Samenow escreveu: “Depois de saber como é ficar na cadeia, [o criminoso] talvez fique mais esperto e cauteloso, mas continua a levar seu modo de vida oportunista e a cometer crimes. As estatísticas relacionadas à reincidência [voltar a cometer crimes] só mostram se o criminoso foi ou não cuidadoso o suficiente para evitar ser preso [de novo].” Assim, as prisões na verdade acabam se tornando escolas de aperfeiçoamento para criminosos e, sem querer, os ajudam a aprimorar suas técnicas. — Veja o quadro “‘Escolas do crime’?”, na página 7.
Além disso, muitos crimes não são punidos, o que leva os delinqüentes a pensar que o crime realmente compensa. Isso pode deixá-los mais ousados e determinados a não mudar. Um governante sábio escreveu certa vez: “Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” — Eclesiastes 8:11.

Nenhum comentário: