terça-feira, 29 de junho de 2010

Como as lojas pagam

Para os comerciantes do mundo todo, o furto em lojas custa muitos bilhões de dólares por ano. Algumas pessoas calculam que só nos Estados Unidos as perdas ultrapassam 40 bilhões de dólares. Quantas empresas têm condições de perder sua parcela dessa quantia? Muitas lojas não conseguem lidar com a situação. Quando ladrões invadem os corredores de uma loja, eles podem pôr em risco o trabalho de uma vida toda.
“Além da concorrência, o furto em lojas é mais uma coisa com que temos de nos preocupar. Eu não sei por quanto tempo mais conseguiremos manter nosso comércio”, diz Luke, dono de uma loja em Nova York. Ele não tem condições de instalar um sistema de segurança eletrônico. Com respeito aos ladrões, ele diz: “Qualquer pessoa pode estar furtando, mesmo meus bons fregueses.”
Alguns acham que o problema de Luke não é sério. Dizem: “Essas lojas ganham muito dinheiro; por isso, o que eu pego não faz diferença.” Mas será que os lucros das lojas são realmente tão altos?
Em alguns lugares as lojas acrescentam 30%, 40% ou 50% ao preço de custo de um item, mas essa porcentagem não é de lucro bruto. Os comerciantes usam a renda extra para pagar custos operacionais, como aluguel, impostos, salários e benefícios de empregados, manutenção predial, consertos de equipamentos, seguros, eletricidade, água, sistemas de aquecimento e de refrigeração de ar, telefone e segurança. Depois dessas despesas, o lucro pode ser de 2% ou 3%. Portanto, quando alguém rouba uma loja, parte do meio de vida do comerciante vai embora.

Nenhum comentário: